terça-feira, 4 de setembro de 2012

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SEUS BRINQUEDOS – (0 a 3 meses)


 O recém nascido apresenta uma postura de flexão nos primeiros meses de vida. Sua cabeça raramente está na linha média do corpo, ele não tem controle ativo de cabeça, a não ser a habilidade de girar a cabeça de um lado para o outro quando está de bruços, a fim de respirar.
O roçar do rosto no lençol é a primeira estimulação tátil que a criança experimenta.
Os braços estão em flexão com a mão fechada e o polegar dentro da palma da mão. Seus movimentos são bruscos e em bloco, reage à luz e ao som grave com piscar de olhos.

0 a 3 MESES
Nessa época o bebê prefere a posição deitado de costas, a cabeça geralmente não está na linha média, ele pode levar as mãos no peito e as olha sendo essa atitude importante para a auto exploração (toque e visão).
Ele leva as mãos à boca inicialmente por acidente, depois propositalmente para sugar, mais tarde explorando lábios, bochechas e a língua com os dedos.
Os olhos começam a coordenar e se preocupam com a presença da mãe a uma distância de 15 cm demonstram atração pela luz suave e rejeição a luz forte.
Quando estão acordados. O bebê pode ser colocado de costas, pois essa posição estimula os primeiros indícios de comunicação, o sorriso, o balbucio e a fixação do olhar.
Há um controle maior da cabeça quando está de barriga para baixo. O peso é tomado nos antebraços que o ajuda a levantar a parte de cima do corpo.
Gradualmente o bebê começa a selecionar o que vê, pode seguir sua mãe quando ela se move em torno do berço, segue um brinquedo simples movimentando-se de 15 a 30 centímetros acima de seu rosto num semicírculo de um lado para outro.
Começa a se virar para onde vem o som de uma voz, rindo quando a mãe fala com ele. Já está aprendendo a sorrir quando a mãe fala com ele ou quer ser apanhado, e que quando chora atrai a atenção.
Brinquedos adequados para essa faixa etária
•Móbiles com movimentos suaves;
•Músicas suaves;
•Luvas com texturas diferentes para estimular o tato;
•Lanterna;
•Guizos;
•Iluminação suave;
***Luzes, cortinas coloridas, campainhas, sininhos pendurados, objetos frios e mornos comparando os dois.


0 comentários:

Postar um comentário