terça-feira, 4 de setembro de 2012

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SEUS BRINQUEDOS – (6 a 9 meses)


6 a 9 MESES
O bebê tem progredido de indivíduo em flexão para indivíduo em extensão e agora tem perfeito controle de cabeça.
 Alcançou o importante estágio em seu desenvolvimento em que começa a experimentar uma variedade de movimentos com o corpo.
Afetivamente ainda estranha às pessoas que não conhece, olha-os intensivamente observando algo que as torne familiar.  Depois de um tempo na presença de estranhos chora compulsivamente, chamamos de “angustia dos 8 meses”.

Este é um estágio de grande curiosidade, o bebê se torna curioso e inquieto, nessa fase conseguimos observar movimentos de cotovelos e joelhos.
Notamos ainda notar que o desenvolvimento dos braços é mais avançado que os da perna. Rola da posição de barriga para baixo para de costas.
Quando o bebê começa a rolar, devemos estar atentos para que não caia da cama ou do trocador.
Agora, aproximadamente aos 7 meses, ele encontra os pés pela primeira vez e é capaz de integrar esta habilidade para ver, tomando consciência de como eles são, tanto parados quanto em movimento.
Ele completa esse conhecimento de si próprio levando os pés à boca e brincando com ele.
De barriga para baixo agora ele sustenta o corpo não mais com as mãos fechadas e sim com elas abertas. A seguir tomará o peso num só braço e usa o outro para alcançar um brinquedo – primeiro à frente e depois atrás.
Ainda não tem equilíbrio para sentar, tendendo ainda jogar-se para trás, mas o faz com as pernas afastadas.
 Como o controle da cabeça está completo o bebê é capaz de seguir objetos com os olhos em todas as direções e é também capaz de fixar o olhar em pequenos objetos.
O reflexo do susto, (reflexo de Moro) começa a desaparecer dando início à reação de proteção para frente e para os lados, observamos que o bebê na posição sentado com as pernas afastadas apóia as mãos na frente e ao lado procurando  não cair.
Normalmente entre 6 a 9 meses o bebê adora a posição sentada e demonstra a maturação do sistema nervoso central.
Já sentado e inclinado para frente apresenta mais equilíbrio permitindo que as mãos fiquem livres para a exploração de brinquedos e dos pés.
Antes quando via sua imagem no espelho ficava confuso, agora tem consciência de si próprio e procura bater com a mão em sua imagem. Conhece o pé.
A exploração objetiva começa porque agora ele desenvolveu a habilidade de olhar, alcançar, tocar e prenderam objeto com a mão toda (preensão palmar).
A manipulação é muito primária e por essa razão tudo é imediatamente levado à boca, tendo esta a importante função de fornecer informações sobre o paladar, a forma e a consistência.
Não tem movimentos finos de seus dedos, tendo de abrir toda a mão antes de agarrar e ser bem sucedido em pegar. Ele pode manter e transferir objetos de uma mão à outra.
Segura  objetos grandes com ambas as mãos, olhando-os e levando-os logo à boca.
Importante: neste período são preferidas colheres de madeira, blocos e taças em vez de brinquedos macios, o bebê precisa sentir o que pega, o que chamamos de propriocepção.
Vira-se imediatamente para a origem do som balbucia sorrindo. Quando falam com ele, responde dando gritinhos, vocalizando com variações como se fossem cantigas.
Já podemos por volta de 8 meses colocá-lo sentado confortavelmente em uma cadeira, para que brinque com brinquedos sobre a mesa.
Nessa fase o interesse é por objetos grandes, cubos, argolas. Pega os objetos abrindo exageradamente as mãos e não os pega por cima. Realiza um movimento lateral com os dedos super estendidos.
No final dessa etapa poderemos observar uma preensão mais fina na qual esboça o uso do polegar.
A brincadeira preferida é transferir um objeto de uma mão a outra sem parar. Somente quando o leva a boca, é que aparece a exploração tato oral.
Até o final dessa etapa, o bebê já domina as pernas e começa e explorar e a combinar vários tipos de deslocamentos, como, arrastar-se, ficar de joelhos e apoiar as mãos com as perninhas esticadas até que adquire a postura em pé, se deslocando pelos móveis ou segurado pelas mãos.
SUGESTÕES DE JOGOS E BRINQUEDOS
•Caixa com brinquedos, atraentes;
•Caixa com embalagens plásticas;
•Brinquedos com som e inquebráveis;
•Bolas de vários tamanhos, texturas e formas;
•Galões e caixas de vários tamanhos para colocar e retirar algo;
•Jogo de esconde – esconde;
•Bichinhos de borracha para pressionar e produzir sons;
•Cubos de madeira;
•Espelho;
•Panelas, tampas, bastão de borracha;
•Livros de plástico ou de tecido com texturas variadas

0 comentários:

Postar um comentário