Dificuldade
observada emenda as palavras ao escrever frases ou texto.
Realizo
atividades e estratégias que desenvolvem a COORDENAÇÃO VISOMOTORA, PERCEPÇÃO ESPACIAL e PERCEPÇÃO TEMPORAL.
##
Exercícios de respiração, deitar-se e inspirar, pausa, expirar; realizar o
exercício nas posições sentado e de pé.
##
Andar pelo espaço parando ao ultrapassar obstáculos, por exemplo: cadeiras,
mesas, caixas, etc.
##
Círculos (bambolês ou marcas com giz no chão), cada vez que se aproximar do
arco, parar, dar uma volta em torno dele e continuar andando.
##
Picar uma bola, ao sinal do professor segura com as duas mãos, ao novo sinal,
continuar andando e picando a bola, o professor determina um percurso para a
execução deste exercício.
##
Pular num pé só, ao sinal parar, outro sinal retornar pulando nos dois
pés.
##
O professor cria um circuito com códigos em cartolina ou marcas no chão, dois
passos à frente sempre que encontrar um quadrado, um pulo sempre que encontrar
um triângulo, um passo para trás quando encontrar um círculo e assim por diante
(sequências com as figuras geométricas); por exemplo: desenhar no chão ou colar
as figuras recortadas em cartolina.
##
Pular amarelinha, caracol ou sapata.
##
Realizar a leitura de figuras, linha após linha, o professor poderá desenhar no
quadro de giz ou colar as figuras em papel pardo. Por exemplo:
##
Acompanhar com os olhos, vagarosamente, (sem mexer a cabeça), um objeto que se
mova da esquerda para a direita; cima para baixo (vice-versa); diagonal. O
objeto pode ser bola colorida, cones, revistas, etc. Eu faço esta atividade com
uma fita colorida na ponta de uma vareta. Devemos observar que a distância é de
50 centímetros abaixo dos olhos dos alunos.
##
Acompanhar o movimento do giz no quadro para fazer desenhos, ou o professor
fazer esta atividade em papel pardo com canetas coloridas. Desenhar círculos ou
caracóis.
Ex:
Ex:
##
Realizar trabalhos com linhas (barbante), na classe, no chão ou em colagens.
0 comentários:
Postar um comentário