Algumas
sugestões de atividades para a fase preparatória da alfabetização.
Utilizo
estas atividades como sondagem, fazendo observações de cada aluno: qual nível
que se encontra na escrita; quais habilidades adquiridas na Pré-escola; quais
dificuldades apresentam.
Procuro
observar todos os aspectos: cognitivos, emocionais, psicomotores e afetivos.
Registro
as observações significativas no meu diário, deste modo, acompanho o
desenvolvimento do meu aluno no dia a dia.
BOAS –VINDAS
Criar
ambiente alegre e descontraído, conversar sobre o porquê de estar ali, o que é
a escola, qual o percurso que fizeram para chegar à escola, qual foi a primeira
impressão da escola.
BRINCANDO COM OS NOMES
a) Brincar com próprio nome (atividades
orais)
** Registrar o nome de
cada aluno num crachá (letra de imprensa maiúscula).
** Entregar os crachás
aos alunos, pedir que olhem leiam seu nome e fixar na blusa.
** Solicitar que se
apresentem e falem um pouco sobre o nome, sobrenome, nome dos familiares.
** Colocar o crachá na
classe e explorar: número de letras (se possível), o tamanho do nome, comparar
os nomes e as pessoas (uma que tenha o nome pequeno, mas seja alta), pedir que as meninas falem o nome
dos meninos e vice-versa; pedir que observem a forma das letras e digam se são
diferentes, iguais ou a que figura se assemelham.
** Escrever o nome no
quadro-verde.
**Solicitar que passem
o dedo por cima das letras do nome, rasguem-nas com as mãos, separem-nas e
depois colem-nas no lugar.
** Solicitar que
procurem as letras dos nomes em jornais e revistas, rasguem-nas e coloquem-nas
numa folha para depois montar o nome com as letras.
b) Brincar com outros tipos de nomes
** Conversar com as
crianças sobre o nome dos irmãos, pai, mãe, gato, cachorro,etc.
BRINCANDO COM OS OBJETOS DA SALA
#
Apontar os objetos da sala de aula para as crianças dizerem o nome deles e sua
utilidade. À medida que os objetos forem nomeados, a professora vai fixando
cartões com os respectivos nomes (letra imprensa maiúscula), lendo com as
crianças os nomes dos objetos. As crianças também poderão fixar os cartões.
#
Solicitar que passem o dedo por cima das letras dos nomes dos objetos.
#
Mostrar vários desenhos com os nomes escritos ao lado ou embaixo (coisas,
animais, pessoas), ler as palavras com as crianças, podendo também pedir para
apontarem somente os seres que têm vida.
Exemplo:
#
Propor brincadeiras com nomes de animais, frutas, flores etc.
#
Solicitar que as crianças toquem em objetos sem olhar e digam o nome do objeto
tocado (materiais escolares), dizer para que serve este objeto.
0 comentários:
Postar um comentário