sábado, 25 de janeiro de 2014

SUGESTÕES PARA O INÍCIO DAS AULAS - Alfabetização



Algumas sugestões de atividades para a fase preparatória da alfabetização.
Utilizo estas atividades como sondagem, fazendo observações de cada aluno: qual nível que se encontra na escrita; quais habilidades adquiridas na Pré-escola; quais dificuldades apresentam.
Procuro observar todos os aspectos: cognitivos, emocionais, psicomotores e afetivos.
Registro as observações significativas no meu diário, deste modo, acompanho o desenvolvimento do meu aluno no dia a dia.

BOAS –VINDAS

Criar ambiente alegre e descontraído, conversar sobre o porquê de estar ali, o que é a escola, qual o percurso que fizeram para chegar à escola, qual foi a primeira impressão da escola.

BRINCANDO COM OS NOMES

a)      Brincar com próprio nome (atividades orais)
** Registrar o nome de cada aluno num crachá (letra de imprensa maiúscula).
** Entregar os crachás aos alunos, pedir que olhem leiam seu nome e fixar na blusa.
** Solicitar que se apresentem e falem um pouco sobre o nome, sobrenome, nome dos familiares.
** Colocar o crachá na classe e explorar: número de letras (se possível), o tamanho do nome, comparar os nomes e as pessoas (uma que tenha o nome pequeno, mas  seja alta), pedir que as meninas falem o nome dos meninos e vice-versa; pedir que observem a forma das letras e digam se são diferentes, iguais ou a que figura se assemelham.
** Escrever o nome no quadro-verde.
**Solicitar que passem o dedo por cima das letras do nome, rasguem-nas com as mãos, separem-nas e depois colem-nas no lugar.
** Solicitar que procurem as letras dos nomes em jornais e revistas, rasguem-nas e coloquem-nas numa folha para depois montar o nome com as letras.

b)     Brincar com outros tipos de nomes
** Conversar com as crianças sobre o nome dos irmãos, pai, mãe, gato, cachorro,etc.

BRINCANDO COM OS OBJETOS DA SALA

# Apontar os objetos da sala de aula para as crianças dizerem o nome deles e sua utilidade. À medida que os objetos forem nomeados, a professora vai fixando cartões com os respectivos nomes (letra imprensa maiúscula), lendo com as crianças os nomes dos objetos. As crianças também poderão fixar os cartões.
# Solicitar que passem o dedo por cima das letras dos nomes dos objetos.
# Mostrar vários desenhos com os nomes escritos ao lado ou embaixo (coisas, animais, pessoas), ler as palavras com as crianças, podendo também pedir para apontarem somente os seres que têm vida.
Exemplo:


# Propor brincadeiras com nomes de animais, frutas, flores etc.
# Solicitar que as crianças toquem em objetos sem olhar e digam o nome do objeto tocado (materiais escolares), dizer para que serve este objeto.

0 comentários:

Postar um comentário