Eu, lendo história pro 1º Ano |
Quando lemos uma história às
crianças usamos o livro como instrumento fundamental do contato com a escrita
podendo criar uma situação de interação quando lemos, questionamos e comentamos
o livro.
Strickland & Morrow (1993) propõem vários
passos a dar quando lemos uma história às crianças:
***Mostrar a capa do livro à criança para que ela tente adivinhar o seu conteúdo.
***Conversar acerca do autor e ilustrador.
***Falar sobre o tipo de texto que vão ouvir (poesia, história, lenda, fábula, etc.)
***Haver uma intencionalidade para as crianças ouvirem a história.
***Falar sobre a apresentação do texto que acompanha a imagem.
DURANTE A LEITURA
**Encorajar as crianças para comentarem a história enquanto ouvem.
**Ajudar as crianças a perceberem a linguagem escrita da história.
**Fazer perguntas ocasionalmente para testar a compreensão da história.
**Sublinhar com o dedo as frases do texto enquanto se lê.
**Nos momentos chave, perguntar às crianças o que vai acontecer a seguir.
**Permitir que a criança dê a sua interpretação pessoal da história.
DEPOIS DA LEITURA
* Rever os momentos principais da história .
* Ajudar as crianças a estabelecer ligações entre a história e as suas vivências pessoais.
* Arranjar situações para pôr a criança a pensar sobre o texto.
* Recontar a história alterando elementos da história (personagens, locais, etc).
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