quinta-feira, 30 de junho de 2011

O MEC E A MINHA FORMAÇÃO CONTINUADA


CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo

No ano de 2009, mês de abril iniciou o curso Introdução à Educação Digital, promovido pela secretaria de Educação a Distância – Seed/MEC.
Foi a partir deste curso, maravilhoso, que ampliei minha aprendizagem sobre mídias e tecnologia e, a produção decorrente deste aprendizado foi a criação do Blog Jogos e Brincadeiras Carmenlandia.
Compartilhar minhas práticas pedagógicas com a rede faz com que eu reflita sobre o assunto pertinente no blog, a Psicomotricidade. É como se eu sempre estivesse em formação continuada, pois tenho que ter um conhecimento aprofundado sobre as postagens que tem origem no registro das observações e avaliações das atividades aplicadas nas minhas aulas com base no estudo de mestres da educação e muitos livros de conteúdos atualizados e nunca com base em pesquisas na internet. Isso justifica a originalidade e autenticidade dos conteúdos do Blog, fazendo com que eu melhore ainda mais minha docência e ajudando a outros melhorarem também por meio do compartilhamento virtual.
E mais, a cooperação e a interação que o blog proporciona através de comentários e recadinhos no mural, são fundamentais para a reflexão sobre as minhas postagens.
Agradeço de coração, à minha Professora Nara Texeira – Tutora do curso - uma profissional espetacular que foi a mediadora da minha aprendizagem em informática.
 Eu que detestava ficar em frente ao computador. Agora passo horas, quando estou em casa. Pois adoro compartilhar as brincadeiras, jogos e atividades que dão certo no meu cotidiano escolar.
Minha Professora querida, Nara Texeira, muito grata!!!
Professora Carminha


quinta-feira, 23 de junho de 2011

MINHA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇA QUE APRESENTA DISLEXIA

Um relato de aprendizagem

Ano passado, fiz atendimento pedagógico a uma criança do 1º Ano (aulas de reforço), que foi avaliada por uma equipe multidisciplinar e constatou-se que ela apresenta dislexia. DISLEXIA, distúrbio na leitura que acarreta dificuldades também na escrita. Dificuldade da criança em aprender o código gráfico.
Não tinha até o momento feito nem uma pesquisa referente a esse distúrbio. No entanto, devido à necessidade busquei respostas sobre dislexia em: Revista Nova Escola, Revista do Professor, Revista Pátio, materiais impressos de curso de Ed. Especial de anos atrás, e também adquiri bibliografias que apresentam assunto sobre essa área.
Na busca de estratégias adequadas para a aprendizagem dessa criança, pesquisei e elaborei atividades, as quais farão parte do relato como um plano de aula.
AULAS = PERÍODO: 1 hora / 2 vezes na semana (terça-feira e sexta-feira).
As aulas particulares tiveram inicio no mês de maio, e no início de outubro a criança já estava lendo e apresentava-se no Nível alfabético. Pois, através das atividades propostas, adquiriu a capacidade de fazer a análise sonora dos fonemas das palavras, porque descobriu que cada letra corresponde a valores menores que a sílaba.
Uma coleção muito interessante que trabalha dificuldades na escrita, dificuldades na linguagem e dificuldades na audição, utilizando-se de recursos didáticos tecnológicos (CD ROM), jogos e encartes: “Coleção Fono na Escola” – Márcia Honora e Mary Lopes Esteves Frizanco, (Ciranda Cultural).
OBS: Continuo atendendo crianças com dificuldades na aprendizagem, atualmente atendo três crianças.
Professora Carminha♥
Minha proposta de ensino-aprendizagem 
(modelos de atividaades aplicadas com a criança)